Sábado, Abril 1, 2023
14 C
Lisboa
More

    Sindicato prepara regulamento em defesa da trabalhadora doméstica

    A União dos Sindicatos de Luanda, filiada à UNTA-Confederação Sindical, está a preparar um regulamento para a defesa da trabalhadora doméstica, visto que continuam a ser violados os seus direitos, afirmou hoje, a sua secretária-geral, Filomena Soares.

    Em declarações à Angop, à margem da visita efectuada a sede deste órgão, Filomena Soares afirmou que muitas trabalhadoras domésticas continuam a viver sem os seus subsídios de férias, subsídio de maternidade e segurança social.

    “Já estamos a trabalhar na documentação e queremos que o “1 de Maio”, Dia Internacional do Trabalhador seja comemorado com a já contemplação destes direitos”, disse Filomena Soares.

    Este ano de 2012, foi constituído o Secretariado Executivo dos Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas com quem a união trabalha para a concretização desta situação.

    Por isso, trabalhos de mobilização e recrutamento serão reforçados, bem como adoptar as trabalhadoras domésticas de conhecimentos sobre a Lei Geral do Trabalho e Sindical, porque só assim poderão conhecer os seus direitos.

    “Há entidades empregadoras que ainda não facultam certos direitos dos trabalhadores ou melhor não implementam a Lei Geral do Trabalho”, denunciou sem no entanto avançar mais detalhes.

    Segundo ela, a luta dos sindicalistas é constante e vão continuar a informar o cidadão trabalhador sobre os seus direitos.

    Por isso, exortou os trabalhadores no sentido de se sindicalizarem para que possam ver os seus direitos defendidos.

    Disse que vão lutar também para que aumente o número de indústrias, no quadro da campanha de filiação e pedir ao Governo que faça um maior investimento para o crescimento de trabalhadores.

    No circuito de Luanda, a secretária-geral desta união, Filomena Soares, considerou favorável a taxa de sindicalização, que para ela vai de encontro ao número de cidadãos empregados.

    Está organização de sindicato está constituída em 18 sindicados de empresas do ramo agro-pecuário, comércio, hotelaria e turismo, indústria alimentar e outros sectores.

    Fonte: Angop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo dos Estados Unidos pretende perguntar aos americanos negros se eles são descendentes de escravos

    O governo dos EUA pretende perguntar aos americanos negros em formulários federais, incluindo o censo, se os seus ancestrais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema