Terça-feira, Março 28, 2023
14.8 C
Lisboa
More

    Responsável aponta necessidade de mecanismos para pagamento de pensões alimentícias

    A ministra da Justiça, Guilhermina Prata, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, necessário criar mecanismos que permitam, de forma coesa, que se possa exigir o pagamento da pensão alimentícia dos progenitores que se furtam a assumir a paternidade.

    Em declarações à imprensa, à margem da mesa redonda do fórum das mulheres jornalistas sobre “a importância da coordenação de esforços no combate à violência doméstica”, a responsável reiterou ser frequente pais fugirem as suas responsabilidades.

    Acrescentou que acções destas vêm ganhando grandes proporções, começando concretamente pela problemática do registo civil e também pela pensão alimentícia.

    “Os pais têm responsabilidades e normalmente o que se passa é que o progenitor pai inúmeras vezes recusa-se a reconhecer o filho e a sua paternidade, uma situação que preocupa o governo”, disse.

    Salientou ainda que se o pai, voluntariamente não proceder ao registo do seu filho, torna-se mais complicado quando chega a questão do pagamento obrigatório da pensão para o menor sobreviver.

    Guilhermina Prata frisou que se espera que as pessoas procedam ao pagamento voluntariamente, mas enquanto isso não acontecer vai se adoptar o que os outros países fizeram, obrigando coersivamente os faltosos a pagar.

    Informou que, com a elaboração da regulamentação da Lei, o ministério tem posto na sua linha de conta a problemática de tornar um facto a coesão dos mecanismos susceptíveis para colmatar os problemas que preocupam a sociedade angolana.

    Fonte: Angop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema