O novo presidente da Comissão Eleitoral de Luanda, Manuel Pereira da Silva, foi apresentado ontem e recebeu, do seu antecessor, a documentação sobre a instituição contendo toda a informação sobre a preparação, na província de Luanda, das eleições deste ano.
Na cerimónia, a presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Suzana Inglês, pediu maior responsabilidade a todos os intervenientes para o bom andamento dos trabalhos. “Luanda tem de merecer uma atenção maior”, frisou.
A presidente da Comissão Nacional Eleitoral pediu aos funcionários que prestem toda a atenção ao novo presidente, abstendo-se de quaisquer actos que dificultem os trabalhos da Comissão Nacional Eleitoral na capital.
A província de Luanda tem registados milhões de eleitores e o número de mesas de voto tem de ser adequado à população.
A Comissão Provincial Eleitoralenfrenta mais exigências do que as dos outros círculos eleitorais e as autoridades estão empenhadas em que as próximas eleições sejam um exemplo de organização.
Suzana Inglês justificou a sua presença no acto com o facto da província de Luanda ser “a praça matriz de todo o país” e “um espaço extremamente complexo”. A presidente da CNE agradeceu o trabalho realizado pelo presidente cessante, Agostinho Miguel Lima, que também é director Nacional das Eleições, do Ministério da Administração do Território. A organização das eleições na província de Luanda exige meios logísticos e humanos em quantidade e qualidade.
O novo presidente da Comissão Eleitoral de Luanda, Manuel Pereira da Silva, reconheceu que Luanda é uma província onde todos os interesses se cruzam e deve merecer toda a atenção. “Vamos precisar, todos os dias, de alguma orientação concreta”, referiu. Manuel Pereira da Silva já esteve à frente da Comissão Eleitoral de Luanda, entre 2005 e 2009. Cerimónias idênticas estão previstas em todas as províncias. No Kuando Kubango, o novo presidente, Felisberto Sérgio Cahuti Canhanga, é apresentado hoje, em Menongue.
Substitui no cargo Miguel Estêvão Ndala, que esteve durante seis anos à frente da comissão provincial de Luanda.