Quinta-feira, Março 23, 2023
13.3 C
Lisboa
More

    EUA: Fed mantém rumos de sua política monetária

    WASHINGTON (AFP) – O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) confirmou nesta terça-feira a expectativa do mercado e disse que manterá sua política monetária de taxas muito baixas e de incentivos à liquidez, ao mesmo tempo em que se mostrou mais otimista que em janeiro quanto ao emprego.

    O banco relativizou, no entanto, a melhora recente do mercado de trabalho ao estimar que a economia continua enfrentando “riscos importantes” e reiterou como em janeiro que a alta nos preços do petróleo terá apenas um efeito passageiro sobre a inflação.

    “As condições do mercado de trabalho continuam melhorando; a taxa de desemprego caiu notavelmente nos meses recentes (a 8,3%), mas continuam elevadas”, disse o organismo em um comunicado ao Comitê de Política Monetária do Fed (FOMC) após sua reunião desta terça-feira.

    Em linguagem meticulosamente calibrada, o Fed ressaltou a visível diminuição das tensões nos mercados financeiros. De acordo com o banco, os preços do petróleo podem pressionar temporariamente a alta da inflação, mas não o suficiente para alterar a política monetária.

    Assim, o crescimento econômico esperado pelos dirigentes do Fed para os próximos trimestres é agora “moderado” e não “modesto”.

    De acordo com o relatório do banco, a taxa de desemprego “cairá gradativamente” até o nível que considera consistente com o pleno emprego (5,2 para 6,0%). Em janeiro, o banco já havia previsto que esse declínio seria “gradativo”.

    Quanto à avaliação dos progressos no país, os líderes do Fed disseram que “a melhoria das condições do mercado de trabalho se fortaleceram a partir do final de janeiro, mas a taxa de desemprego, que foi oficialmente de 8,3% em fevereiro, continua elevada”.

    O Comitê recordou que o setor de habitação continua deprimido. Em janeiro, quando o Fed ressaltou que havia desaceleração nesse setor, houve aumento do investimento empresarial.

    A Comissão justificou a manutenção da sua política monetária pelo fato de ela não gerar ameaça inflacionária.

    “As expectativas de inflação permanecem estáveis no longo prazo”, afirma o comunicado.

    Quanto ao desemprego, o Comitê acredita que a alta dos preços voltará gradativamente para níveis compatíveis com a meta de inflação (2,0%).

    Contudo, o líder do Fed, Jeffrey Lacker, votou contra as decisões dos seus pares. Assim como em janeiro, ele alegou que as novas circunstâncias não justificam a manutenção uma taxa excepcionalmente baixa até o final de 2014.

    Fonte: AFP


    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ocidente não vacilou em usar todos os meios contra a Rússia, tentou bloquear sua economia

    O Ocidente não desdenhou quaisquer meios contra a Rússia: explodiram os gasodutos Nord Stream, bloquearam as contas bancárias, desconectaram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema