A Alliance Française de Luanda e as embaixadas francófonas representadas em Angola realizam, de 17 a 24 do corrente, em vários locais de Luanda, a Semana da Francofonia, com o intuito de promover, valorizar e difundir a cultura francesa.
A directora cultural da Alliance Française de Luanda, Jennie Loiseau, disse que a actividade, que abre com um encontro de gastronomia, denominado “Sabores francófonos”, tem ainda como objectivo “fazer Luanda respirar francês, durante sete dias”.
Jennie Loiseau informou que este ano, os representantes da francofonia em Angola vão aproveitar as actividades para fortalecer os laços com os angolanos, através do teatro, música e cinema: “vamos realizar diferentes projectos culturais comunitários e académicos que têm em comum o desejo de celebrar a língua francesa em toda a sua diversidade”. A mostra de gastronomia é, para Jennie Loiseau, a principal referência do projecto, por reunir os sabores de França. “As últimas edições foram um grande êxito, por terem mobilizado mais de mil pessoas, dispostas a conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa”, realçou.
Rapper Malef
Jennie Loiseau destacou que para animar as diversas actividades, a Alliance Française convidou o rapper angolano Malef, para realizar um espectáculo de hip hop, no dia 24, no Elinga Teatro, em Luanda.
O facto do francês e do português serem duas línguas muito próximas é, para Jennie Loiseau, motivo para o fortalecimento dos laços culturais e sociais entre os países francófonos e Angola.
“A cultura é um aspecto muito importante no desenvolvimento dos povos. Portanto, com a realização anual deste projecto, o que queremos é promover o intercâmbio cultural e incentivar a curiosidade pela diversidade, dentro do respeito pela tradição e os valores de cada país”, destacou. Jennie Loiseau informou igualmente que a Alliance Française vai realizar amanhã, às 14h30, na sua sede, uma conferência de imprensa, para apresentação do projecto e explicar as suas vantagens para a comunidade francófona e o aumento do intercâmbio cultural com Angola.
Amanhã “O Caos”
A directora cultural da Alliance Française acrescentou que a instituição realiza amanhã, às 19h00, no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em Luanda, mais uma sessão de cinema, para exibir o filme “O Caos”.
O filme, cuja exibição se enquadra no projecto de mostrar um pouco da cultura francesa, através de uma programação diversificada com o melhor do seu cinema e do cinema angolano, é da autoria do cineasta egípcio Youseff Chahine.
O drama “O Caos”, feito numa colaboração entre o Egipto e a França, conta a história do corrupto e autoritário chefe da polícia do bairro Choubra, da cidade do Cairo, Hatem, que toma conta da região com mão de ferro.