Quinta-feira, Março 30, 2023
16.1 C
Lisboa
More

    Zona do Euro exige da Espanha a redução do déficit para 2012

    BRUXELAS, Bélgica (AFP) – Os países da Zona do Euro exigiram da Espanha meta de déficit de seu PIB, Produto Interno Bruto, de 5,3% em 2012, não de 5,8% como anunciara o governo de Mariano Rajoy, segundo um comunicado divulgado ao final de uma reunião dos ministros das Finanças, nesta segunda-feira, em Bruxelas.

    “Achamos que a Espanha deve fazer um esforço maior”, diz a nota, referendada pelos ministros europeus.

    A Espanha pegou de surpresa os parceiros dos 17 países que adotaram o euro, anunciando no início de março um déficit público para 2012 de 5,8% bem superior ao objetivo inicialmente anunciado, de 4,4%.

    Os ministros das Finanças, reunidos em Bruxelas, sob a presidência de Jean-Claude Juncker, pediram explicações sobre a situação ao ministro espanhol, Luis de Guindos.

    A Espanha, quarta economia da Zona do Euro, argumentou que a meta de déficit de 4,4% foi acertada num contexto diferente. Naquele momento previa-se crescimento para o país em 2012, e o fechamento de 2011 com um déficit de 6%.

    No entanto, a própria Comissão Europeia previu recessão para a economia espanhola neste ano, ao mesmo tempo em que Rajoy anunciou pouco depois de assumir o comando, que o país finalizou 2011 com um déficit de 8,5%, bem superior ao estimado pelo governo anterior.

    Segundo o ministro Luis de Guindos, a Espanha vai compensar o que não foi feito no ano passado “em termos de ajuste estrutural e em comprometimentos para este ano”.

    Segundo ele, “o compromisso da Espanha com as regras fiscais é absoluto e o país pretende demonstrar como as reformas econômicas podem devolver a uma economia da Zona do Euro o caminho do crescimento”, assinalou durante entrevista à imprensa, depois de se reunir com o ministro alemão Wolfgang Schaüble.

    Mas nem os países da Zona do Euro classificados com a nota máxima de liquidez, o tríplice A, não se mostraram flexíveis, temendo que ceder à Espanha daria um mal exemplo. A ministra austríaca Maria Fekter pediu a seus parceiros uma reação “severa”, acompanhada de um “esforço” da Espanha.

    Fonte: AFP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Especialistas em Inteligência Artificial (IA) pedem pausa no desenvolvimento da tecnologia

    Vários executivos de tecnologia e importantes pesquisadores de inteligência artificial, incluindo o CEO da Tesla Inc. Elon Musk e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema