A coordenadora científica da Sociedade Angolana de Nefrologia, Engrácia Bárber Van-Dúnem, exortou os angolanos a levarem uma vida saudável de modo a evitar doenças renais.
Para a prevenção de doenças renais, a especialista em nefrologia aconselha as pessoas a fazerem exercícios físicos pelo menos durante 30 minutos por dia, ter uma alimentação equilibrada, beber muita água e evitar alimentos com muito sal e gordurosos. A especialista aconselha ainda os doentes com hipertensão e diabetes a terem cuidados redobrados, devido à sua vulnerabilidade às doenças renais.
Engrácia Bárber Van-Dúnem disse que actos simples como a medição regular da tensão arterial ou um exame de urina ajudam as pessoas a prevenirem-se de doenças renais.
O Dia Mundial do Rim foi estabelecido pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pelas Federações das Sociedades Renais. É assinalado todas as segundas quintas-feiras de Março e tem como objectivo promover junto das populações atitudes mais saudáveis.
Engrácia Bárber Van-Dúnem disse que o dia serve também de reflexão e sensibilização das pessoas, entre pacientes, familiares, médicos e indivíduos saudáveis, sobre o perigo da doença renal, sua prevenção e cuidados a ter com o rim.
Outro objectivo da comemoração do dia do rim é, de acordo com a especialista em nefrologia, sensibilizar as autoridades, em particular o Ministério da Saúde, sobre os custos económicos que envolvem o tratamento da doença.
A Associação Angolana de Insuficiências Renais (AAIR) vai promover na próxima segunda-feira, em Luanda, um seminário para abordar questões ligadas à doença, como o tratamento por via da diálise ou por transplante.
De acordo com o vice-presidente da AAIR, Gabriel Tchimuco, estima-se que em Angola apenas 900 pessoas com doença renal crónica recebem tratamento de hemodiálise.