Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou ao seu homólogo do Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, uma mensagem em que manifesta a sua “tristeza e consternação” pela explosão de um armazém de munições, ocorrida a dias em plena capital congolesa, Brazzaville.
Na mensagem, soube hoje a Angop de fonte oficial, José Eduardo dos Santos apresenta as mais profundas condolências ao governo e povo congolês e às famílias enlutadas.
O Chefe de Estado anuncia, na missiva, a intenção do Executivo angolano prestar um apoio solidário e multiforme à República do Congo, para ajudar a melhorar a situação das vítimas e a atenuar as consequências das perdas causadas pelo acidente.
A explosão causou cerca de duas centenas de mortes, mais de dois mil feridos e importantes prejuízos materiais.
Dias antes, o Presidente da República tinha expressado também o seu sentimento de “pesar e solidariedade” numa mensagem dirigida à Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em referência à colisão de um comboio de passageiros que causou dezenas de mortes e ferimentos graves a centenas de pessoas na cidade de Buenos Aires.
Fonte: Angop