O senador americano Jonh McCain, defendeu esta segunda-feira no Senado de Washington que devem ser realizados ataques aéreos na Síria contra as forças governamentais que estão a bombardear civis.
McCain, do Partido Republicano – já foi candidato à presidência – disse que os EUA “devem liderar o esforço internacional” para proteger os civis sírios que estão a ser atacados pelas forças do Presidente Bashar al-Assad.
“O objectivo deveria ser estabelecer zonas seguras na Síria, em especial no Norte, onde a oposição se pudesse organizar e planear uma actividade política e militar contra Assad”, disse McCain.
“Essas zonas seguras serviriam de plataforma para a entrega de ajuda humanitária e militar – incluindo armas e munições, escudos e outros equipamentos de defesa pessoal, assistência táctica, equipamentos de comunicação, água e alimentos e medicamentos. Essas zonas também permitiriam ao Exército de Libertação da Síria e a outros grupos armados da Sìria realizarem treinos com a assistência de parceiros estrangeiros”, disse o senador.
Fonte: Publico