O economista angolano Jorge Leão Peres afirmou hoje (segunda-feira), em Luanda, que a Rede Multicaixa tem uma grande e directa influência no crescimento de qualquer economia do mundo, e que Angola vem vivendo essa realidade nos últimos tempos com a adesão ao serviço, nos finais de 2004.
Segundo o especialista, fruto do surgimento e expansão da rede multicaixa, o número de pessoas bancarizadas tem aumentado gradualmente, os depósitos bancários cresceram, os activos dos bancos tornaram-se mais sólidos, o índice de produtividade nas empresas melhorou e as instituições financeiras passaram a conceder mais crédito.
Acrescentou que a rede incentivou muitas pessoas a abrir contas bancárias, dada a eficiência no levantamento e pagamento de determinados serviços, resultando recuperação de boa parte do dinheiro que circulava no circuito informal da economia e na capacidade dos bancos concederem créditos mais altos a empresários.
Todos esses factores juntos, justificou o também professor universitário, formam um sistema impulsionador da economia, e sobretudo porque os bancos trabalham com recursos alheios, e quanto mais depósito, maior capacidade de empréstimo tem a banca e mais investimentos vão se realizando por todo o país e nos diversos sectores.
Leão Peres enalteceu, por esse motivos, o executivo pela implementação da rede no mercado, mas defendeu o seu alargamento pelas 18 províncias devido ao processo de bancarização de salários da função pública e a inclusão de novos serviços nos ATM’s, o que tem motivado o crescimento do número de clientes bancários.
Por outro lado, pediu à Empresa Interbancária de Serviços – EMIS (gestora da rede multicaixa) e à empresa que gere os equipamentos, maior eficiência operacional para tornar mais célere a reposição do dinheiro e rolo de recibo, bem como os problemas técnicos, advindos da débil comunicação do país.
A rede multicaixa em Angola surgiu no segundo semestre de 2004, com alguma timidez, mas hoje a adesão é enorme, ao ponto de a demanda sobrepor-se à oferta, apesar da expansão do serviço que se verifica a nível das 18 províncias do país. A mesma é gerida pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Segundo informações disponíveis no site dessa empresa (www.emis.co.ao), Angola disponha, até finais de 2011, de mil 629 caixas automáticos (os vulgo multicaixas) e 18 mil 199 Terminais de Pagamento Automáticos (TPA).
Fonte: Angop