O governador provincial de Cabinda, Mawete João Baptista, exortou segunda-feira, nesta cidade, a classe empresarial no sentido de investir no interior para desenvolver a província, concretamente a região do Maiombe.
O governante que presidia a um encontro com a classe empresarial e bancária da província, mostrou-se preocupado com o facto de algumas empresas manifestarem apenas a disposição de se confinar no município de Cabinda (sede).
“Todos nós temos consciência que a economia da província deve ser revitalizada a fim de aumentar a produção local, garantir a auto-suficiência alimentar, as possíveis exportações e criar os postos de trabalho para a nossa juventude”, realçou o governador.
De acordo com Mawete João Baptista, o encontro visa dar uma visão generalizada como a classe empresarial poderá aproveitar as oportunidades de intervenção que o Estado oferece, contribuindo desta forma no processo de desenvolvimento económico e social da província.
Para o presente ano, prosseguiu, o governo da província está a executar um programa de investimento público direccionado à reabilitação das infra-estruturas como estradas, pontes e nos sectores de energia, água, saúde, educação, aspectos técnicos e profissionais, incluindo a capacitação dos quadros nos seus respectivos locais de trabalho.
O encontro debruçou-se ainda sobre informações da arrecadação de receitas em 2011 e as perspectivas para 2012, normas e procedimentos de contratação pública para adjudicação de obras e aquisição de bens, instrumentos de apoio financeiro como os créditos disponíveis, Fundo de Incentivos e de Investimentos de Cabinda (Fica), situação actual do Fica.
O encontro serviu também para a apresentação do programa de acção do governo para 2012.
Fonte: Angop