O inspector-geral do trabalho, Roberto de Carvalho, disse, ontem, em declarações à imprensa, na cidade do Caxito, província do Bengo, estar preocupado com o elevado número de acidentes no local de trabalho.
Roberto de Carvalho informou que no ano passado foram registados 1.412 acidentes de trabalho, a maioria dos quais na construção civil, e que muitas entidades empregadoras não comunicam alguns dos acidentes.
Durante o ano de 2011, foram feitas 6.925 inspecções em empresas públicas e privadas e admitidos, através de concurso público a nível nacional, 78 novos inspectores, que foram submetidos a formação profissional, para melhorar os serviços prestados ao governo.
Quanto ao encontro metodológico que está a decorrer desde terça-feira e hoje termina, realçou que o objectivo é fazer o balanço das actividades desenvolvidas durante o ano passado e perspectivar o trabalho para 2012.
Roberto de Carvalho disse também que, para garantir maior funcionalidade dos seus técnicos, se pretende adquirir mais meios de transporte e actualizar as listas de inspecção. Para este ano está prevista a admissão de mais 57 novos inspectores.
A instituição tem realizado encontros com empresas públicas e privadas desde 2009, com o objectivo de as sensibilizar para a importância da segurança laboral do trabalhador.
Fonte: Jornal de Angola