Sexta-feira, Março 24, 2023
15.5 C
Lisboa
More

    Água para Todos nas comunidades

    O programa do Executivo “Água para Todos” atinge até ao final do ano, na província do Bié, um nível de cobertura de 80 por cento da população, com a construção de sistemas de captação de água subterrânea, anunciou no Cuito o secretário de Estado para o sector.
    Luís Filipe da Silva, que terminou ontem uma visita de dois dias ao Bié, indicou que cerca de 54 por cento da população rural já consome água potável, fruto da execução do programa nos últimos meses.
    Na província do Bié, 24 das 30 comunas têm sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável. O secretário de Estado inaugurou na comuna do Cunje dois sistemas de captação, para melhorar o acesso à água pela população. Luís Filipe da Silva, que avaliou naquela província o nível de cobertura do programa, destacou o avanço da sua implementação.
    O secretário de Estado reafirmou o empenho do Executivo em garantir água com qualidade a todas as localidades e apelou a uma maior participação da comunidade nas acções do governo local.
    O secretário de Estado defendeu a necessidade de implementação, no interior dos municípios e comunas, de programas de formação de técnicos para assegurarem a manutenção dos sistemas de água.
    Luís Filipe da Silva anunciou a ampliação do sistema de captação de água do município do Cuito, com a instalação de um dispositivo no rio Cuquema, para reforçar o abastecimento a todas as aldeias. Durante a sua estada, o secretário de Estado deslocou-se à comuna da Chipeta, onde inaugurou um sistema de captação de água.
    Luís Filipe da Silva manteve encontros com administradores municipais, a quem garantiu que o Executivo está a empenhado para que as populações rurais beneficiem de água potável. O secretário de Estado apelou aos administradores municipais e comunais para elaborarem projectos que visam a construção de sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável, para terem acesso aos recursos do programa nacional. A província do Bié tem 1.794.387 habitantes, segundo dados do governo local divulgado no seu portal. A densidade populacional média dos nove municípios é de 25 habitantes por quilómetro quadrado, registando a máxima de 88 habitantes no Cuito e a mínima de 5 habitantes em Nharea.

    Meta ambiciosa

    O programa “Água para Todos”, que teve o seu início em 2007, com um projecto-piloto nas províncias de Cabinda, Uíge, Benguela e Bengo, foi inaugurado na comuna de Cabiri (Bengo), pelo Presidente da República e Chefe do Executivo, José Eduardo dos Santos, e visa garantir o acesso a água potável a pelo menos 80 por cento da população rural até ao final do ano em curso.
    O programa “Água para todos” é uma iniciativa do Governo de Angola, aprovado em Junho de 2007. É coordenado por uma comissão inter-ministerial composta pelos ministérios da Energia e Águas (coordenador), da Administração do Território, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural e pelo Secretariado do Conselho de Ministros. A execução do programa é da responsabilidade dos governos provinciais, competindo-lhes indicar as áreas prioritárias onde devem ser executados os projectos.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Setenta por cento dos são-tomenses não têm acesso a água tratada

    Técnicos do Instituto Nacional de Água (INA) dizem que dos 95 por cento dos cidadãos que têm acesso à...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema