O bloco operatório do Hospital Regional dos Dembos ampliado e modernizado é inaugurado dentro de pouco tempo, disse, ao Jornal de Angola, o director-geral do estabelecimento, que salientou a necessidade de serem admitidos mais médicos e enfermeiros.
O hospital, com capacidade para internar 37 pacientes, que também presta assistência aos habitantes de Bula Atumba e de Pango Aluquém, tem quatro médicos, que se revelam insuficientes para as ocorrências diárias. Hilário Ernesto lembrou que com a entrada em funcionamento do bloco operatório, os casos de pequenas cirurgias deixam de ser transferidos para o Hospital Provincial, em Caxito.
Apesar de a rede sanitária cobrir quase todo o município, com postos de saúde nas comunas do Piri e Coxe, referiu, os habitantes de algumas aldeias ainda têm de percorrer distâncias consideráveis para receberem assistência médica.
As principais doenças nos Dembos são diarreias agudas, paludismo e infecções urinárias, pois grande parte da população consome água dos rios sem a tratar.
A construção de alguns centros de referência nas zonas de maior densidade populacional, a reabilitação e apetrechamento do banco de urgência e das secções de raio X, estomatologia e de radiologia, salientou, são acções prioritárias.