A presidente do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Ana Dias Lourenço, apelou hoje, quinta-feira, em Luanda, os Estados membros a encontrar os melhores caminhos e soluções para a sustentabilidade financeira da organização.
A responsável, igualmente ministra do Planeamento de Angola, discursava na cerimónia de abertura da reunião do Conselho de Ministros da SADC, a decorrer até sexta-feira, no Hotel Convenções Talatona, na capital angolana.
Afirmou que, perante a constatação do comité de finanças, segundo a qual a situação da organização é crítica, os Estados membros “devem se preocupar com o objectivo de juntos encontrarem as melhores soluçÕES para a sustentabilidade da SADC”.
Pediu também atenção a discussão da estratégia de mobilização de recursos que visam determinar as fontes e os instrumentos inovadores de financiamento para a região diminuir a dependência relativamente a fontes externas e aumentar o poder de negociação da comunidade com os parceiros de cooperação internacional.
A presidente do Conselho de Ministro da Comunidade sugeriu a participação de todos os membros no seminário sobre investimento em infra-estruturas, a ter lugar em Tóquio, Japão, de 14 e 15 de Março próximo.
Explicou que o evento visa sensibilizar e mobilizar fundos da comunidade empresarial japonesa para financiar projectos de investimento na região nos sectores da energia, águas, transporte, telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação.
Disse esperar que os debates tragam soluções com vista o fortalecimento institucional da organização, bem como o aprofundamento do processo de integração económica regional.
Afirmou que os ministros da SADC vão discutir também o plano consolidado de 2012/2013 e o seu respectivo orçamento, o relatório de auditoria sobre as demonstrações financeiras do período 2010/2011, os projectos de política de gestão de recursos humanos e gestão de riscos.
Ana Dias Lourenço aproveitou a ocasião para felicitar o governo e povo zambiano pela vitória conquistada no campeonato africano das nações em futebol (CAN 2012), que decorreu na Guiné Equatorial e no Gabão.
Fonte: Angop