InicioDesportoSayovo convidado para embaixador das Nações Unidas

Sayovo convidado para embaixador das Nações Unidas

O velocista angolano José Sayovo foi segunda-feira convidado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para concorrer ao posto de embaixador da ONU para a causa de pessoas deficientes.

A informação foi prestada nesta quarta-feira, em Luanda, num encontro com jornalistas, pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (APC- sigla em inglês), Leonel da Rocha Pinto.

O responsável do desporto adaptado afirmou que o convite foi formulado durante a visita de Ban Ki-moon ao país, numa reunião com líderes de organizações e da sociedade civil que trabalham em prol do deficiente.

O também presidente do Comité Paralímpico Angolano referiu que ainda este ano será enviado ao país o convite da ONU para o efeito, altura em que se deverá encaminhar a candidatura do atleta para concorrer ao posto.

Acrescentou que o secretário-geral da ONU mostrou-se sensibilizado com a história do campeão angolano que perdeu a visão como militar e que continua a defender a bandeira do seu país pela via do desporto.

José Sayovo, 38 anos, nasceu a 3 de Março de 1973 na aldeia de Cambuengue, município de Catabola, província do Bié. O atleta perdeu a visão na sequência de um acidente com uma mina em 1998.

Os Jogos Paralímpicos de Atenas foram o momento mais alto da carreira deste atleta angolano que, entretanto, havia saltado para a ribalta um ano antes no campeonato do mundo disputado no Canadá, quando se sagrou campeão mundial nos 400 metros.

Em Atenas, o angolano conquistou a medalha de ouro e respectivos recordes nos 100, 200 e 400 metros, um feito ímpar até então em provas de velocidade para deficientes visuais (classe T11).

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.