O presidente do Sindicato Nacional de Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário (SINPTENU) pediu no sábado, em Luanda, aos encarregados de educação para porem à disposição dos filhos jogos lúdicos e literatura infantil para estimular nas crianças o gosto pela leitura e a escrita.
José Adão João fez o apelo durante a cerimónia comemorativa do quarto aniversário do sindicato, celebrado sob o lema “Todos Juntos Somos Poucos para Resolver Problemas da Educação”.
De acordo com o responsável, se os pais habituarem as crianças a brincar com os jogos lúdicos, elas vão chegar à universidade sem dificuldades de ler e escrever.
Os encarregados de educação, disse José Adão João, devem cooperar na formação das crianças, fornecendo informações complementares à escola sobre a situação familiar dos filhos e as habilidades e dificuldades.
O dirigente sindical recomendou aos docentes maior empenho no exercício das suas actividades e pediu ao Ministério da Educação a construção de magistérios primários em todas as províncias do país.
Fonte: JA