O comandante provincial da Polícia Nacional em Cabinda, comissário Eusébio Domingos e Costa, disse hoje (terça-feira) nesta cidade que os efectivos da Polícia Nacional em Cabinda vão continuar a redobrar esforços no combate e prevenção da criminalidade e imigração ilegal.
Eusébio e Costa falava no acto que marcou hoje o 36º aniversário da Polícia Nacional, tendo sublinhado que os níveis de disciplina e organização alcançados o ano de 2011, sejam implementados no presente ano para que o cumprimento das acções programadas venham a ter sucessos desejados na segurança das populações.
Para tal, disse que “a Polícia Nacional assumiu na plenitude o seu objectivo que visa assegurar a ordem a segurança e tranquilidades públicas, proteger as pessoas e bens, prevenir a criminalidade e contribuir no cumprimento da lei e pelos princípios da legalidade”
Avançou ainda que a realidade política, económica e social no país exige da polícia como grandes desafios que visam fundamentalmente a garantia da estabilidade, segurança e do cumprimento das normas legisladas e de cumprir e fazer cumprir a lei.
Considerou ainda que a Polícia Nacional é uma instituição permanente, regular e apartidária e está organizada na base dahierarquia e da disciplina na competência de garantir e assegurar as pessoas e dos bens públicos e privados.
“Cabe a nós Polícia Nacional em não permitir que haja alteração da ordem e a tranquilidade públicas. Devemos continuar, vigilantes com profissionalismo. É nossa missão. Temos a obrigação e compromissos com a nação e povo em defender a paz e a democracia que tão duramente e com muito sacrifício foram alcançados”, exortou.
O comissário Eusébio e Costa fez ainda saber que das várias acções realizadas pela Polícia Nacional em Cabinda durante o ano de 2011 que considerou de positivas, destacou o combate à criminalidade e à imigração ilegal, bem como as medidas que visaram melhorar o trânsito rodoviário na província.
“A polícia em Cabinda tem vindo a dar a sua primazia no asseguramento e na modernização e melhoria de vários serviços e na qualidade de gestão dos efectivos sobretudo no aumento dos níveis de formação profissional dos efectivos que permitiu bom desempenho no seu seio e da disciplina e organização exigida, disse.
Apelou ainda aos efectivos quanto ao papel que se aguarda durante a realização das eleições gerais no país, tendo indicado que a Polícia Nacional em Cabinda tendo em conta os níveis de disciplina e organização que se tem vindo a granjear, “estão comprometidos em tudo fazerem para que o clima de paz e segurança reine sem sobressaltos neste período”.
O acto que teve lugar no pátio do Estádio Nacional do Chiazi, foi testemunhado pelo governador de Cabinda, Mawete João Baptista, pelo comandante da Região Militar Cabinda, tenente-general Eugénio Figueiredo, para além de outros oficiais da Polícia Nacional, Forças Amadas e membros do governo, da sociedade civil e autoridades tradicionais e religiosas.
Fonte: Angop