InicioAngolaRegiõesBenguela: OMA considera baixo número de mulheres em cargos de chefia

Benguela: OMA considera baixo número de mulheres em cargos de chefia

A secretária provincial da OMA em Benguela, Leonor Armando Joaquim, considerou hoje que o número de mulheres nos cargos de decisão ainda não é satisfatório.

Segundo Leonor Joaquim, que fazia, em declarações à Angop, a avaliação do grau de cumprimento da emancipação das mulheres em cargos de decisão, a nível da administração local conta com três administradoras municipais e duas adjuntas, respectivamente, e quatro directoras provinciais, número que se comparado com o de homens é bastante inferior, não chegando ainda os 30 porcento.

A responsável informou que hoje e com o processo de alfabetização e educação, o nível académico e cultural da mulher cresceu muito, catapultando-a para qualquer cargo a que forem chamadas.

“Pelo que solicitamos ao governo no sentido de velar mais pela emancipação da mulher, com vista a se ter mais mulheres em cargos de chefia”, disse.

Segundo a responsável, a organização carrega consigo experiência na educação da mulher, por ser a OMA uma organização que conquistou experiências na luta mais nobre da mulher angolana em todas as vertentes socioeconómica, que se consubstanciam na redução do analfabetismo, na defesa da integridade territorial, na saúde, na educação das mulheres e na formação profissional.

“E hoje, muitas delas já ocupam lugares cimeiros e que a sua voz já é ouvida na tomada de decisão e assuntos importantes no partido e no governo”, acentuou.

Avançou que os 50 anos de fundação da formação feminina do MPLA será marcado com a realização de actividades que visam mobilizar as mulheres para os próximos desafios do país.

“Para celebrar condignamente o quinquagésimo aniversário da fundação da OMA, estamos a levar a cabo actividades de 18 de Fevereiro a 31 Dezembro próximo, com visitas a maternidades, pediatrias, penitenciarias, lugares de interesse socioeconómico da província, actividades desportivas”, frisou.

Na província de Benguela a OMA controla 154 mil e 710 militantes, em 300 organizações de base, em todas comunas e bairros, dos quais 132 mil e 320 são militantes do partido.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.