InicioAngolaRegiõesRealização da Feira da banana constitui destaque

Realização da Feira da banana constitui destaque

Caxito – A realização da primeira Feira Nacional da Banana de 24 a 26 de Fevereiro na província do Bengo, do qual participam representantes de Empresa Agro-Pecuária de 18 províncias do país, criando oportunidades de negócios para o desenvolvimento de Angola, marcou o noticiário da semana que hoje finda.
Na sua intervenção, na abertura da 1ª Feira Nacional da Banana, o governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda, disse que a realização da primeira Feira Nacional da Banana constitui uma oportunidade do país exibir perante o mundo as suas potencialidades relativas à produção deste fruto.
“A ideia de promover este projecto surgiu da necessidade de mostrar ao país que a banana que se comercializa em Angola, nos últimos três anos, principalmente nos grandes centros de consumo como Luanda e Benguela é de produção nacional”, justificou o governador do Bengo.
João Miranda explicou que segundo dados do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, actualmente a província do Bengo estará na vanguarda das províncias produtoras da banana no país.
Na cerimónia de abertura da primeira feira nacional da banana que decorre de sexta-feira até domingo, em Caxito, província do Bengo, o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, afirmou que toda a banana consumida no país é produzida localmente.
A feira é uma promoção conjunta entre Governo do Bengo e Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Outro motivo de realce da semana, foi a conquista do grupo carnavalesco Ngola Mbandi, da Açucareira, município do Dande, província do Bengo, que se sagrou pela primeira vez, no desfile provincial, terça-feira, vencedor da 31ª edição do Carnaval 2012 na classe de adultos, totalizando 206 pontos.
Fundado em 2006, o grupo carnavalesco Ngola Mbandi dança o semba e desfilou com o lema “luta contra a violência doméstica”.
O desfile provincial, que decorreu no largo da Ingamba, sob a assistência de mais de quinhentas pessoas provenientes dos seis municípios da região, classificou os grupos “União Etu Twiza” e “União Jovens Independentes do Kingungo”, na segunda e terceira posição com 201 e 199 pontos, respectivamente.
O primeiro classificado na categoria de adultos receberá 700 mil Kwanzas, o segundo 500 mil Kwanzas e o terceiro 350 mil Kwanzas.
Ao Ngola Mbandi foi ainda atribuído o prémio de melhor canção, comandante e corte. A melhor bandeira ficou com o grupo carnavalesco Maringa do Kaboxa “Bula Mbunda” e a melhor alegoria com o União Jovens Independentes do Kingungo.
Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.