- Publicidade-
InicioMundoPortugal: Função Pública em luta prepara greve geral

Portugal: Função Pública em luta prepara greve geral

A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública considera que a semana de luta, que hoje começa, vai ser «um marco importante» para a preparação da greve geral de 22 de Março.
«A Frente Comum marcou esta semana de luta contra o agravamento das condições de trabalho na Administração Pública mas também com o objectivo de preparar e dinamizar os trabalhadores para a greve geral», disse à agência Lusa Ana Avoila.

A semana de luta, convocada pela Frente Comum, tem a ver com a retirada de direitos aos funcionários públicos, a redução de salários e pensões e alteração do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP).

«Os problemas dos trabalhadores do sector público e do sector privado são os mesmos: o aumento do custo de vida, os impostos, os problemas sociais. Por isso, esta semana de luta pode servir de preparação e para criar uma dinâmica para a greve geral, cujo objectivos se aplicam a tudo o que está a ser feito na Administração Pública», afirmou Ana Avoila.

A semana de luta, que termina a 5 de Março, incluirá vigílias, plenários e debates.

O primeiro dia do protesto será ocupado com um debate sobre os efeitos das propostas do Governo na vida dos trabalhadores e nos serviços públicos.

O Governo propôs aos sindicatos da função pública a alteração do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas de modo a instituir, nomeadamente, o banco de horas individual e grupal e a mobilidade geográfica para concelhos não confluentes com o da residência do trabalhador.

A proposta governamental prevê ainda a extinção de carreiras e categorias na área da informática e da fiscalização.

Fonte: Sol

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.