- Publicidade-
InicioAngolaSecretário-geral da ONU de visita a Luanda

Secretário-geral da ONU de visita a Luanda

Luanda – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estará em visita oficiala a Angola, de 26 a 27 de Fevereiro, naquela que será a sua primeira deslocação oficiala a um país africano de língua oficial portuguesa.
Segundo uma nota do Sistema das Nações Unidas em Angola, chegada hoje à Angop, Ban Ki-moon manterá encontros com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, e com o ministro das Relações Exteriores, George Chikoti.
De igual modo, refere o documento, o Secretário-Geral da ONU deve reunir-se com outros dignitários nacionais, “com vista a apreciar os grandes progressos feitos no país e reforçar a parceria existente entre o Sistema das Nações Unidas e Angola”.
A nota diz estar previsto, no âmbito da visita, que Ban Ki-moon participe no acto de lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio, a decorrer de 2 a 4 de Março.
O Sistema das Nações Unidas encontra-se em Angola desde os primórdios da Independência Nacional. O quadro de cooperação entre o Governo de Angola e o Sistema das Nações Unidas tem como prioridades apoiar o cumprimento dos Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento e particularmente os esforços do Executivo na luta contra a pobreza e na promoção da segurança alimentar.
A cooperação visa ainda apoiar nas políticas de fomento ao acesso aos serviços sociais de base (saúde, educação e outros); a descentralização e municipalização; a melhoria do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável; a luta contra as principais causas de doenças e mortalidade, tais como a malária, o VIH/SIDA e a tuberculose; o reforço das capacidades dos recursos humanos; bem como o programa de repatriamento voluntário dos refugiados angolanos que ainda se encontram nos países vizinhos.
Esta será a segunda visita de um Secretário-Geral das Nações Unidas a Angola, nos últimos dez anos.

 

Fonte: Angop

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.