InicioEconomiaAngola consome apenas banana nacional

Angola consome apenas banana nacional

A I Feira da Banana abriu ontem em Caxito com um acto em que o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, declarou que toda a banana que se consome em Angola é de produção nacional.

O certame, destinado a mostrar o potencial de desenvolvimento da produção nacional desse bem de enorme importância para a economia nacional, tem o seu encerramento previsto para amanhã.

A feira foi inaugurada pelo ministro da Agricultura e apresenta-se como um acontecimento bastante concorrido, com expositores nacionais a representaram as províncias de Luanda, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Benguela, Malange, Zaire, Uíge e Bengo.

A forma de colocar os produtos, a imagem, referência e qualidade são factores apontados como ideais para concorrer aos vários negócios que o espaço proporciona, de acordo com informações prestadas ao Jornal de Angola pela organização.

Afonso Pedro Canga declarou na cerimónia de abertura que o objectivo da organização do evento é promover um produto de largo consumo, cujos índices de produção têm crescido todos os anos.

O ministro da Agricultura indicou que o crescimento tem sido proporcionado pela realização de um conjunto de investimentos públicos no domínio de infra-estruturas de irrigação e por uma forte intervenção do sector privado.

“Apesar dos resultados, temos ainda um longo caminho a percorrer para alcançarmos a excelência, para podermos satisfazer as necessidades internas e colocarmos o nosso produto no mercado internacional”, declarou o ministro ao falar sobre as decisões do Executivo angolano.

Afonso Pedro Canga afirmou que para isso “devemos garantir aos produtores os meios técnicos necessários para melhorar a produção, preservar as nossas variedades locais, organizar os sistemas de comercialização e de distribuição, implantar as agro-indústrias, entre outras acções”.

O governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda, que discursou no acto de abertura da feira, declarou que com a realização da feira, Angola mostra ao mundo as suas capacidades de cultivar um produto de consumo milenar à escala mundial.

O evento por dentro

Na feira, os expositores mostram seis variedades de banana cultivada em Angola, inclusive uma denominada Rocha, que se encontra em vias de extinção em resultado das exigências do processo de produção, que além de muita água, requer mais tempo para o amadurecimento. Os participantes aproveitaram o evento para o transformar num acontecimento mais transversal à economia agrícola angolana.

Os produtores do Bengo apresentam, além da banana, uva de mesa madura e verde, hortícolas e viveiros de vários produtos.

Font

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.