O ministro da Educação, Pinda Simão, anunciou ontem, no Luena, que já estão incluídas no currículo escolar as línguas nacionais kimbundu, umbundu, kikongo, cokwé, nhaneka-humbe e Cuanhama.
Pinda Simão, que falava ontem, no Luena, garantiu que este ano o ensino das línguas nacionais vai ser generalizado às primeiras classes do sistema de ensino.
O ministro disse que os professores estão a ser formados, para garantir que as crianças aprendam as línguas de cada região do país.
O ministro da Educação está a avaliar o funcionamento do sector na província do Moxico. “É uma experiência que está em curso para que as crianças tenham a oportunidade de aprenderem as línguas nacionais”, disse o ministro.
Pinda Simão está desde ontem, no Luena, a avaliar o funcionamento do sector na província do Moxico. Durante três dias, o ministro vai reunir-se com os membros do Conselho de Direcção da Educação, visitar alguns estabelecimentos escolares e assistir ao lançamento de dicionários de cokwé-português e português-cokwé.
Em declarações à imprensa à chegada ao aeroporto do Luena, onde foi recebido pelo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos, Mpinda Simão disse estar satisfeito com a execução da reforma educativa.
Pinda Simão entende que a reforma educativa é uma “obra humana em marcha”, que precisa ver valorizados os seus pontos fortes, analisar os pontos fracos e encontrar alternativas e soluções para as dificuldades que surgem no percurso. O Ministério da Educação está satisfeito com os resultados alcançados com a reforma educativa em curso, anunciou ontem, no Luena, Pinda Simão.
Fonte: JA