InicioAngolaIraque: Atentados deixam pelo menos 42 mortos e 250 feridos

Iraque: Atentados deixam pelo menos 42 mortos e 250 feridos

Pelo menos 42 pessoas morreram e 250 ficaram feridas nesta quinta-feira em uma série de atentados no Iraque. Segundo o governo, trata-se de uma tentativa de impedir a realização da Cúpula a Liga Árabe, prevista para o fim de março em Bagdade.

De acordo com informações do Ministério do Interior, esta é a mais violenta série de atentados ocorridos no país desde o dia 14 de janeiro, quando um ataque suicida deixou 53 peregrinos mortos em Bassora. Nesta quinta-feira, os extremistas da rede Al Qaeda explodiram 8 bombas e 16 carros. As autoridades também registraram tiros de morteiros e quatro ataques armados, em diferentes regiões do país. Seis províncias foram atingidas além da capital, Bagdade:  Diyala e Babilônia, no centro,e Ninive e Kirkouk, no norte.

Para o Ministério do Interior, trata-se de uma demonstração de força da rede Al Qaeda, que tenta mostrar que continua ativa no Iraque, com capacidade de atacar a capital e outras cidades. Os ataques desta quinta-feira visavam principalmente a polícia. O mais grave ocorreu em Bagdá, onde 22 pessoas morreram e 69 ficaram feridas. O último ataque na capital aconteceu há quatro dias. Um kamikaze explodiu sua cintura de explosivos deixando pelo menos 15 mortos.

O Iraque sedia no dia 29 de março a Cúpula da Liga Árabe, que inicialmente estava prevista em 2011, mas acabou sendo adiada por conta das revoltas da Primavera Árabe. Trata-se do primeiro encontro deste porte no país desde 1990. O primeiro-ministro iraquianio Nouri al-Maliki disse que ainda espera contar com a participação da Síria, apesar da repressão no país.

Fonte: RFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.