- Publicidade-
InicioAngolaZona euro aprova novo resgate à Grécia

Zona euro aprova novo resgate à Grécia

Ao fim de mais de 12 horas de negociações entre os ministros das Finanças da zona euro foi aprovado, em Bruxelas, o novo pacote de ajuda à Grécia, no valor de 130 mil milhões de euros, avançaram as agências Reuters e AFP.

O montante permitirá ao país evitar cair em incumprimento, o que aconteceria já no próximo mês, se os fundos não fossem disponibilizados.

Cerca das 3h, hora de Lisboa, tanto a Reuters como a AFP noticiavam que um entendimento tinha sido alcançado, mas que os ministros estavam ainda a começar a escrever os termos do acordo, conseguido à custa de um perdão da dívida por parte dos credores privados maior do que o previsto. Segundo as duas agências, os credores farão um corte de 53,5% do valor nominal da dívida, em vez dos 50% inicialmente pensados.

A arrastar o processo ao longo da noite esteve a negociação com os credores e a previsão de que os 130 mil milhões de euros, nos moldes inicialmente previstos do pacote de ajuda, não seriam suficientes para reduzir o rácio de endividamento grego para os níveis desejados pela zona euro e pelo FMI.

De acordo com um relatório do Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, o pacote de ajuda que começou por estar em cima da mesa era insuficiente para reduzir a dívida pública dos 160% do PIB registados actualmente para um nível considerado mais sustentável de 120% em 2020.

Com o plano de ajuda que emergiu das negociações, a Grécia deverá chegar a 2020 com uma dívida de 121% do PIB.

Fonte: Publico

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.