InicioAngolaExportações para Portugal aumentaram

Exportações para Portugal aumentaram

No ano transacto, Angola continuou a ser o principal parceiro comercial de Portugal entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com mais de 80 por cento do total das exportações desse grupo, de acordo com números do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal.
As exportações dos PALOP mais do que duplicaram em 2011, tendo-se cifrado em quase três mil milhões de dólares americanos, de acordo com dados do INE, que indica que as vendas angolanas foram constituídas quase na totalidade por petróleo, aumentado 109 por cento em termos anuais, um ritmo cinco vezes superior às importações angolanas de Portugal que aumentaram 22 por cento.
Esta diferença nas taxas de crescimento fez a balança comercial entre os dois países melhorar a favor de Luanda (mais 14,2 por cento), apesar do saldo se manter negativo em 1,16 mil milhões de euros. Cabo Verde, por seu turno, viu as suas exportações para Portugal crescerem acima das importações, melhorando a balança comercial em 4,2 por cento face a 2010 e Moçambique registou uma subida de 44 por cento nas vendas a Portugal.
Os números do INE atestam que as relações comerciais entre Portugal e os PALOP estão em franca expansão e a crescer muito acima dos restantes mercados com quem Portugal se relaciona, uma vez que a duplicação das exportações dos PALOP contrasta com o aumento de um por cento das importações de Portugal em 2011 ou da subida de 12 por cento das importações oriundas de outros países da União Europeia.
A economia portuguesa vendeu em 2011 cerca de 2,92 mil milhões de euros em bens e serviços aos cinco membros dos PALOP, mais 500 milhões de euros do que em 2010.

Fonte: Jornal de Angola

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.