InicioAngolaCristãos entram no Tempo da Quaresma a partir de quarta-feira

Cristãos entram no Tempo da Quaresma a partir de quarta-feira

Luanda – O mundo cristão começa a viver a partir desta quarta-feira, 22 de Fevereiro, o Tempo da Quaresma, período de quarenta dias que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa (este ano será
celebrada a 8 de Abril).
A Quaresma tem o seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos.
De acordo com a doutrina da Igreja Católica, as cinzas que os cristãos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, recordando a passageira, transitória, efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Conscientes da importância que a Páscoa tinha para a sua vida, os cristãos, desde os tempos apostólicos, começaram a reservar um tempo de preparação para a celebração do mistério pascal. Este período de preparação, através de sucessivas ampliações, acabou por se fixar no século IV, em quarenta dias.
Segundo o missal dominical, neste período, os adultos, que iniciavam o processo de ingresso na igreja, de três a quatro anos, terminavam o seu catecumenato. Amparados por toda a comunidade cristã, no início da Quaresma começavam a sua prova e empreendiam uma preparação mais intensa em ordem a sua incorporação na igreja, pelo baptismo recebido.
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para preparar os fiéis para a festa da Páscoa. Durante este período, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
Ao longo deste período, os fiéis fazem um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros cristãos que pretendem viver como filhos de Deus.
A igreja propõe três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Estas acções, não aplicadas apenas durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão é chamado a buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e amor em toda a humanidade.
Neste tempo, os cristãos são convidados a recolher-se para a reflexão, com vista a se aproximarem mais de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade.
Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.