InicioEconomiaUnião Europeia pronta para aprovar novo resgate à Grécia

União Europeia pronta para aprovar novo resgate à Grécia

O ministro das Finanças francês, Francois Baroin, disse hoje que os ministros da União Europeia já têm tudo o que precisam para aprovar um segundo resgate financeiro à Grécia.

“Já temos todos os elementos para um acordo”, afirmou Baroin em declarações à rádio Europe 1, antes do encontro dos ministros das Finanças da zona euro, em Bruxelas, no qual se espera a aprovação de um pacote de ajuda financeira à Grécia no valor de 130.000 milhões de euros.

Entretanto, o grupo de trabalho da zona euro já terá chegado a acordo sobre a redução das taxas de juro dos empréstimos da troika à Grécia.

De acordo com a edição online do “The Wall Street Journal”, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a dívida pública da Grécia ultrapasse significativamente em 2020 o nível imposto pelo organismo.

Segundo o “Relatório sobre a viabilidade da dívida” do FMI, a dívida grega atingirá os 129% do Produto Interno Bruto (PIB), quando o limite máximo estabelecido é de 120% em 2020, indicou o jornal, citando como fonte “três pessoas” conhecedoras do relatório.

FMI poderá rever contribuição

“É ainda mais do que o nível que a maioria dos economistas considera viável, o que torna ainda mais difícil apoiar um país que nunca poderá reembolsar as suas dívidas”, escreve o “The Wall Street Journal”.

Para evitar correr riscos, o FMI tem como política não conceder empréstimos aos países que não tenham condições para fazer face às dívidas.

A dívida grega estava estimada pelo FMI em 166% do PIB no final do ano.

Depois de ter estimado ao longo de 2010 e início de 2011 que a Grécia não precisava de reestruturar a sua dívida, o Fundo apelou a que Atenas chegasse a acordo com os seus credores privados de forma a obter fundos suplementares dos parceiros europeus.

A contribuição do FMI para o novo plano de ajuda internacional continua envolvida em alguma incerteza, com os estados membros divididos sobre a oportunidade de financiar um país que não consegue fazer face a todos os seus compromissos.

Os parceiros da Grécia no seio da zona euro, incluindo os ministros das Finanças reunidos em Bruxelas, preveem chegar hoje a acordo sobre uma solução para evitar que Atenas entre em incumprimento.

Depois de semanas de muitas incertezas e tensão, parecem estar finalmente reunidas as condições para o Eurogrupo dar “luz verde” ao novo resgate a Atenas, tendo-se ultiplicado nos últimos dias as mensagens de confiança sobre a obtenção de um acordo na reunião, que decorrerá ao final da tarde em Bruxelas.

No domingo, o secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, confirmou o apoio dos Estados Unidos a um novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Atenas.

Fonte: Expresso

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.