InicioCulturaBAI aumenta o valor do prémio da canção do carnaval

BAI aumenta o valor do prémio da canção do carnaval

A Comissão do Prémio Bai Canção do Carnaval decidiu este ano elevar o galardão para 25 mil dólares americanos, contra os anteriores 17 mil e quinhentos. O facto foi dado a conhecer ao jornal O PAÍS por Jomo Fortunato, porta-voz daquela instituição. O galardão, por sinal, contempla três categorias, das classes A, B e C, tem como critérios de avaliação a harmonia, melodia, ritmo, interpretação, letra e correcção linguística, cabendo a cada uma delas uma pontuação máxima de 10 pontos.

Assim sendo, caberá este ano ao vencedor do concurso 14 mil e 500 dólares, 7 mil para o da classe B, e 3 mil e 500 para a classe C, infantil. O galardão visa a valorização das canções do carnaval, um segmento musical que se desenvolve regularmente fora dos palcos. Envolve músicos e compositores angolanos na valorização e melhoria das canções do carnaval, bem como elevar à categoria artística, um segmento igualmente da música angolana pouco reconhecido, mas que é detentor de inquestionável qualidade e tradição.

A par disso, o prémio propõe-se igualmente a contribuir para a consciencialização e respeito dos valores musicais da sociedade angolana, veiculados pelas canções do carnaval, motivar os músicos e compositores, em geral, e, particularmente, os que estão ligados aos grupos de carnaval, a desenvolver e aprofundar as suas aptidões musicais dentro de um espírito de competição saudável.

O Prémio BAI-Canção do Carnaval é uma realização do BAIBanco Africano de Investimentos, cuja responsabilidade da gestão está a cargo da ArteViva, Edições e Eventos Culturais. Segundo o porta-voz, poderão assim participar do concurso todos os grupos de carnaval, da classe A, B e C, desde que participem no desfile central da marginal. De acordo com Jomo Fortunato, estão automaticamente desclassificados os grupos de carnaval que não observarem os requisitos que constam do presente artigo. Assim sendo estarão em concurso todas as canções interpretadas pelos grupos de carnaval, das classes A, B e C, durante o desfile central da marginal. O Prémio considera as categorias constantes no 3º artigo, que serão avaliadas pela apreciação crítica do júri. Nesta fase será definida a ordem de classificação, até 3 canções, que correspondem, respectivamente, às classes A, B, e C.

De acordo com Jomo Fortunato, os resultados serão divulgados logo após realizado o desfile central da marginal e divulgada a classificação dos vencedores da edição em concurso. Caberá à comissão organizadora, nomeada pela ArteViva, edições e Eventos Culturais, a organização geral do prémio, a divulgação do regulamento na imprensa, e a nomeação do Júri.

Fonte: OPAÍS

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.