InicioAngolaPolíticaRelações entre Angola e Portugal são excelentes

Relações entre Angola e Portugal são excelentes

O apoio prestado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para o desenvolvimento das relações entre Angola e Portugal foi reconhecido, hoje, em Luanda, pelo embaixador português, António Ribeiro Reles.

“São relações excelentes a todos os níveis, fundamentalmente no económico, cultural, financeiro e social”, expressou o diplomata, em declarações à imprensa, após uma audiência a si concedida pelo estadista, a quem foi se despedir terminada a sua missão em Angola.

Por isso, agradeceu todo o apoio “consistente e permanente” que o Presidente da República o concedeu para o desenvolvimento das relações entre ambos países.

“Foi uma despedida para sobretudo agradecer a José Eduardo dos Santos tudo aquilo que fez para que este relacionamento conhecesse um grande impulso durante os últimos anos”, afirmou.

Anunciou, por outro lado, que estão previstas para os próximos tempos a troca de visitas ministeriais, isto para significar que a cooperação institucional entre os dois países também é bastante forte.

Foi ocasião, ainda na entrevista, para sublinhar a presença do investimento angolano em Portugal que até Janeiro de 2010 totalizou cerca de dois mil milhões de dólares, sobretudo, na área da banca, das telecomunicações e da energia.

Já o investimento de Portugal em Angola, até 2010, rondou os cerca de 1, 4 mil milhões de dólares.

“São números significativos que de certa forma reflectem as qualidades das relações que existem entre Portugal e Angola”, pontualizou o embaixador luso.

Disse que deixa um país que alcançou “desenvolvimentos bastantes significativos” em diferentes áreas, não apenas em Luanda, como nas demais províncias, reforçado que Angola esta a crescer e a construir-se.

Expressou que sai de Angola “com saudades, pois foram anos muito bons, muito intensos e apreendi a conhecer um povo pelo qual tenho o maior respeito”.

O diplomata que trabalhou durante cinco anos no país, representará Portugal na capital brasileira, Brasília.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.