InicioAngolaSociedadeINE realiza Censo Piloto em Julho deste ano

INE realiza Censo Piloto em Julho deste ano

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai efectuar, em Julho deste ano, um Censo Piloto da População e Habitação em sete províncias do país com objectivo de testar o conjunto de meios preparados para o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) previsto 2013, anunciou hoje o director da instituição, Camilo Ceita.

“Trata-se das províncias do Uíge, Kwanza Norte, Luanda, Bié, Moxico, Namibe e Cunene”, disse o director e também coordenador do Gabinete Geral do Censo para 2013, durante um seminário sobre o RGPH destinados a jornalistas, realizado no Cefojor (Centro de Formação de Jornalistas).

De acordo com o responsável, é necessário que se efectue uma experiência sobre o que se pretende fazer em 2013, a fim de perceber se a estrutura organizativa e logística operacional preparada responde aos propósitos do censo.

Por outro lado, Camilo Ceita informou que estão orçamentados USD 90 milhões para a implementação de RGPH 2013, que serão empregues na aquisição de vários meios inerentes à actividade, como computadores, viaturas, formação, contratação de técnicos, motoristas, pagamento de salários e outros bens logísticos.

Relativamente aos resultados do Censo de 2013, espera-se, entre outros, recensear cerca de 21 milhões de pessoas, recrutar pelo menos 56 mil pessoas, produzir 41 mil mapas censitários, isto é, mapas geo-referenciados actualizados com cobertura nacional e base de amostragem para suporte aos inquéritos.

Referiu também que os dados relativos aos resultados a obter no Censo 2013 serão informados somente em 2014 devido à necessidade de serem devidamente tratados.

O Censo 2013 será o primeiro a ser realizado no país depois da independência, 40 anos depois do último efectuado em 1970.

“A operação vai permitir a observação de um conjunto de dados e informações sobre quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos”, explicou.

Quanto à razão da escolha das sete províncias, o técnicos do INE Gilberto Ribeiro explicou que tem a ver com as regiões do país, isto é, Norte, Sul, Leste e Oeste, que representam características das demais províncias.

“É uma amostragem”, disse o técnico Gilberto Ribeiro, acrescentando que através dos dados recolhidos naquelas províncias percebe-se a realidade de outras, do ponto de vista de número de população e de habitação”.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.