InicioEconomiaIndústria salineira com boa produção

Indústria salineira com boa produção

As inúmeras pirâmides brancas que se erguem à entrada da zona industrial do Saco Mar mostram uma parte importante da produção salineira do Namibe. São montanhas de sal produzido nas salinas da empresa “Sal do Sol”. A campanha está no auge e este ano os resultados são animadores.

Para haver sal é preciso vento e sol. A produção tem baixos resultados entre finais de Abril e Setembro e entra no auge, de Outubro a Março. A época alta está quase a terminar.

Fernando Gomes Solinho, gerente da “Sal do Sol”, disse à reportagem do Jornal de Angola que a empresa foi fundada no dia 15 de Outubro de 1993 e que conquistou em Nova Iorque um prémio internacional de qualidade, no ano de 2006. Tem ao seu serviço 103 trabalhadores para 37 hectares de salinas, de onde são extraídas sete mil toneladas de sal por ano: “temos recursos próprios e a gestão é 100 por cento nacional”.

Desde que haja vento e sol as salinas produzem sal em quantidade e de alta qualidade. Mas a produção exige mais. Por isso a empresa luta com imensas dificuldades, devido às quebras no fornecimento de energia eléctrica e água potável. “Outro problema é que temos de importar a sacaria da Europa e a Alfândega cobra-nos taxas elevadas, o que penaliza cada vez mais as indústrias nacionais”.

A empresa salineira está equipada com uma fábrica de empacotamento de sal de cozinha (1kg,5kg e 25kg). Refina por dia oito toneladas de sal, mas precisa de um quadro de pessoal mais adaptado às exigências do sector. A fábrica foi adquirida em Junho do ano passado em Itália e significou um investimento de 350 mil dólares.

Fernando Gomes Solinho diz que “a elevação dos índices de produção depende, em grande medida, da disponibilidade de meios técnicos”. O produto “Sal do Sol” é de excelente qualidade e muito apreciado pelos consumidores. Fernando Gomes Solinho revela também que produz sal para todo o país, mas as Forças Armadas Angolanas são clientes privilegiados.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.