InicioAngolaRegiõesMais de 27 mil cidadãos do Lubango beneficiam de água potável

Mais de 27 mil cidadãos do Lubango beneficiam de água potável

Vinte e sete mil e 348 populares residentes na comuna do Hoque e nos bairros Joaquim Capango e Valodia, município do Lubango, província da Huíla, vão a partir deste mês passar a beneficiar de água potável, através de três sistemas de captação e fornecimento do líquido que serão construídos pela administração local.

A chefe do gabinete de estudo e planeamento da administração do Lubango, Margarida Acácio, explicou que a acção enquadra-se no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza (PMIDRCFP) levado acabo pelo Executivo.

Os sistemas estão orçados em 15 milhões de Kwanzas, e segundo a responsável dois estão a ser construídos nos bairros Joaquim Capango e Valodia, sede do município, e outro na comuna do Hoque. Terão a capacidade de fornecer 40 mil litros de água por hora.

Os sistemas, segundo ela, serão suportados por bombas manuais, painéis solares assim como terá lavandarias cuja construção está a cargo da empreiteira Sela Grup.

De acordo com a fonte, a intenção é melhorar o abastecimento de água potável à população e consequentemente diminuir a distância que os cidadãos de zonas rurais percorrem na busca do produto, bem como diminuir doenças provocadas pelo o consumo do líquido
impróprio.

Margarida Acácio esclareceu que dentro do referido programa a Administração Municipal do Lubango vai ainda este ano efectuar a abertura de seis furos de água nas comunas Quilemba, Huíla e Arimba.

A sede capital da província da Huíla (Lubango) tem uma população estimada em cerca de um milhão e 200 mil habitantes distribuídos por cinco comunas, Sede, Hoque, Huíla, Quilemba e Arimba.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.