MOSCOVO, – O Irão vai apresentar na quarta-feira um novo avanço no seu programa nuclear ao colocar combustível de fabricação própria em um reator de pesquisas de Teerão, disse nesta terça-feira uma autoridade iraniana à agência russa de notícias RIA.
Em despacho enviado de Teerão, a agência disse que o funcionário Ali Bagheri, subsecretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, informou que o presidente Mahmoud Ahmadinejad participará da cerimônia no reactor, que atualmente opera com combustível fornecido pela Argentina na década de 1990, material que já está quase esgotado.
Aparentemente, o Irão pretende com isso mostrar que as sanções internacionais ao seu programa nuclear não estão afectando os progressos técnicos dessa actividade, e que o país está em condições de negociar de igual para igual com as grandes potências.
Os Estados Unidos e outros governos ocidentais suspeitam que o Irão esteja desenvolvendo armas nucleares secretamente, o que Teerão nega, alegando que seu programa está voltado exclusivamente para fins pacíficos.
A reportagem da RIA citava poucos detalhes e não deixava claro se a novidade está ligada ao anúncio, feito no mês passado pelo Irão, sobre a fabricação e teste de cápsulas de combustível para uso em usinas nucleares.
Diplomatas dizem que no passado o Irão às vezes supervalorizava seus feitos nucleares para ter mais força nas negociações sobre o programa atômico.
Fonte: REUTERS