InicioCiências e TecnologiaAparelhos móveis com Internet vão ultrapassar população mundial

Aparelhos móveis com Internet vão ultrapassar população mundial

O número de dispositivos móveis com ligação à Internet por 3G ou 4G vai este ano ultrapassar os cerca de sete mil milhões de habitantes da Terra, prevê um relatório da multinacional americana Cisco.

A Cisco, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos de rede, estima ainda que em 2016 existam cerca de 1,4 dispositivos com ligações móveis para cada habitante.

Tendo em conta que muitas das áreas populosas do planeta estão ainda afastadas da era da electrónica de consumo, a empresa traça um cenário em que será comum para muitos consumidores dos países já informatizados possuírem mais do que um aparelho – no que será uma combinação de portátil com banda larga móvel, smartphone, tablet e até consola portátil e leitor de livros electrónicos (as contas da Cisco incluem também dispositivos ligados à rede móvel, mas que não são aparelhos de consumo).

No relatório, a empresa analisa as tendências do sector das comunicações móveis entre 2011 e 2016, indicando que a adopção daquele género de dispositivos tem sido explosiva e que o conceito de conectividade constante se está a materializar.

A Cisco afirma que, no ano passado, o tráfego de dados em redes móveis cresceu 133%. Este ano, voltará a mais do que duplicar, com uma evolução de 110%. Mas, preveja crescimento para os anos seguintes, o ritmo vai abrandar: 90% em 2013 e 78% no ano seguinte.

O documento aponta para uma minoria de utilizadores com grande actividade: 1% dos utilizadores é responsável por 24% do tráfego. Este indicador, porém, tem vindo a descer, o que indicia uma tendência para massificação do acesso: há um ano, a mesma percentagem de consumidores gerava 35% do tráfego.

Os smarpthones, porém, estão ainda longe de ser a norma: são apenas 12% dos telemóveis em todo o mundo.

Fonte: Publico

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.