Quarenta e oito cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, que pretendiam chegar à capital do país (Luanda) de forma ilegal, foram detidos na semana finda, no município do Dande, província do Bengo, pela Polícia Nacional.
O relatório de balanço semanal da corporação, enviado hoje à Angop, em Caxito, esclarece que entre os detidos constam 23 cidadãos da Guiné Conacry, oito da Gâmbia, seis do Mali, quatro da RDCongo, três do Senegal, dois da Mauritânia, um da Guiné Bissau e do Congo Brazaville.
Na semana anterior foram igualmente detidos 16 cidadãos estrangeiros que se faziam transportar numa embarcação artesanal de madeira e que acabou por naufragar a duas milhas da costa marítima, tendo sido possível o seu resgate através de uma micro-operação de busca e salvamento da polícia.
Desse grupo faziam parte dois angolanos que se presumem serem auxiliadores dos cidadãos estrangeiros, todos provenientes da RDC.
A detenção destes estrangeiros foi possível graças a colaboração de pescadores na denúncia dos infractores e da intensificação profunda das acções operativas da polícia.
O documento sublinha que as embarcações usadas nessas acções ilegais não são apropriadas e nem garantem segurança ao elevado número de pessoas que transportam.
Fonte: Angop