InicioEconomiaVan Rompuy: líderes europeus farão 'tudo o que for preciso para ultrapassar...

Van Rompuy: líderes europeus farão ‘tudo o que for preciso para ultrapassar a crise’

«Todos» os líderes europeus estão empenhados em «fazer tudo o que for preciso para ultrapassar a crise», proclamou o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, numa entrevista difundida em Pequim hoje, véspera da XIV Cimeira China-UE.

Em declarações ao jornal China Daily, Van Rompuy afirmou que «a crise da dívida soberana na zona euro está a ser resolvida» e que os países membros «tomaram medidas de longo alcance para restaurar a confiança e o crescimento, através de barreiras de protecção financeira, rigorosas políticas fiscais e reformas estruturais».

«O euro é uma parte do DNA da Europa, uma moeda comum no coração da vida quotidiana de mais de trezentos milhões de cidadãos», acrescentou.

Segundo também salientou, o euro é a segunda divisa mundial, a seguir ao dólar norte-americano: «Não há dúvida de que a estabilidade da zona euro é importante para a economia mundial».

Herman van Rompuy e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vão encontrar-se na terça-feira em Pequim com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, numa cimeira de um dia marcada pela «crescente interdependência» entre a China e a UE.

«União Europeia e a China são dois pilares da economia global e protagonistas chaves na abordagem dos desafios globais (…) Ambos estamos apegados a um mundo multipolar e ao conceito de multilateralismo», afirmou Van Rompuy.

A UE é o primeiro cliente das exportações chinesas e este ano a China deverá tornar-se o maior mercado dos ’27’.

Apesar da crise na zona euro, em 2011 o comércio bilateral cresceu 18,3 por cento em relação ao ano anterior, para 567,21 mil milhões de dólares (433,34 mil milhões de euros).

A última cimeira China-UE decorreu em Bruxelas, em Outubro de 2010.

Fonte: Lusa/SOL

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.