InicioDestaquesManuel Vicente "número dois" de Eduardo dos Santos na lista do MPLA...

Manuel Vicente “número dois” de Eduardo dos Santos na lista do MPLA às eleições angolanas

O ex-presidente da empresa petrolífera Sonangol vai ser o segundo da lista do MPLA, partido no poder em Angola, às eleições deste ano, atrás do Presidente da República, José Eduardo dos Santos – noticiou a AFP.

A informação foi obtida pela agência junto de “fontes próximas” do comité central do partido, que na sexta-feira se reuniu em Luanda, mas não está confirmada oficialmente.

Como já era esperado que Eduardo dos Santos, 69 anos, chefe de Estado africano há mais tempo no poder, desde 1979, liderasse a lista, a dúvida tem residido na escolha do nome para a segunda posição.

Uma revisão constitucional passou em 2010 a determinar que seja eleito Presidente da República o primeiro da lista do partido mais votado nas eleições gerais, sem recurso a presidenciais.

A escolha como “número dois” implicaria que Vicente fosse o vice-Presidente da República, e eventual sucessor de José Eduardo dos Santos, no cenário de uma provável vitória do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), que em 2008, obteve 81,64% dos votos e elegeu 191 dos 220 deputados do Parlamento. O partido governa em Luanda desde 1975.

Manuel Vicente, que durante mais de dez anos liderou a Sonangol, maior empresa angolana, e pertence ao círculo próximo de Eduardo dos Santos, tomou posse na semana passada como ministro de Estado e da Coordenação Económica.

A confirmar-se, a sua indicação como “número dois” implicará a colocação em lugar secundário, ou o afastamento, do actual vice-presidente de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, “Nandó”.

Fonte: Publico

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.