- Publicidade-
InicioOutrasDiagnóstico do cancro da mama será mais fácil quando os computadores detectarem...

Diagnóstico do cancro da mama será mais fácil quando os computadores detectarem padrões

O computador já ajuda os médicos na detecção de tumores mamários, mas a investigação espera que um dia os programas consigam identificar padrões nas mamografias para facilitarem os diagnósticos, explica o “Engenharia num minuto”, uma rubrica feita pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

“A dificuldade no desenvolvimento deste tipo de programas reside em colocar o computador a fazer o que as pessoas fazem de uma forma muito natural: reconhecer padrões”, disse Jaime Cardoso, especialista da FEUP em visão computacional e inteligência artificial.

Neste momento, são necessários dois médicos para confirmar um diagnóstico, mas os programas de computador, poderão reduzir o trabalho, explica o investigador. “Uma grande percentagem dos casos de rastreio é fácil de analisar e passível de ser correctamente decidido por algoritmos computacionais. Um cenário de aplicação destes algoritmos passa por ter apenas um médico a analisar estes casos, funcionando o computador como um segundo especialista”, disse.

Fonte: Publico

.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.