InicioAngolaPolíticaAngola tem apoio russo na produção de mapas sobre potencial geológico

Angola tem apoio russo na produção de mapas sobre potencial geológico

A Federação Russa manifestou-se disponível a continuar a prestar apoio técnico-científico a Angola para a produção de mapas actualizados sobre o potencial geológico e mineiro, informou hoje (segunda-feira), em Luanda, o embaixador russo acreditado no país, Serguey Nenáchev.

O diplomata russo, que falava à imprensa, à margem da abertura da II sessão da reunião técnica de peritos da comissão bilateral Angolano/Russa, referiu que na base desta disponibilidade existe um memorando de cooperação assinado entre os ministérios dos Recursos Naturais (Rússia) e das Geologias e Minas e Indústria (Angola).

Referindo-se ao apoio técnico-científico para a produção de mapas actualizados sobre o potencial geológico e mineiro do país, disse que as partes estão a preparar condições para realizar este trabalho.

Informou ter havido grande desenvolvimento neste sector, realçando que as condições para a prospecção e pesquisa geológica mudaram. “Actualmente já não é necessário andar pelo território para inspeccionar os recursos existentes”.

Afirmou que na delegação russa, à reunião bilateral, está integrado um representante de uma empresa que domina, com tecnologia de ponta, a prospecção geológica recorrendo a utilização de satélites, aeronaves e helicópteros.

Serguey Nenáchev disse que, no quadro dessa tecnologia a parte russa, está pronta em continuar a ajudar na preparação e produção de mapas actualizados sobre o potencial geológico e mineiro de Angola.

“Este trabalho precisa de tempo, mas no final a República de Angola vai ter conhecimento do volume e das quantidades de mineiro existente nos seus jazigos”, frisou.

Quanto a protecção recíproca de investimentos, o diplomata disse que se inscreve no reforço da capacidade institucional e visa, entre outros aspectos, adoptar mecanismos que criem condições jurídicas de protecção mútua de investimentos.

Salientou que no âmbito destes entendimentos Angola e Rússia acordaram a celebração de um instrumento, não apenas de protecção mas também de promoção de investimentos, fundamentalmente, no domínio da aviação civil, que vai permitir ligações aéreas entre os dois países.

Reunindo peritos dos dois países, a reunião de hoje está a preparar o encontro de ministros a ter início esta terça-feira, na capital angolana, Luanda. Entre os temas do encontro destaca-se os ligados aos sectores da Agricultura, Pescas, Indústria, Telecomunicações, Ciência/Tecnologia, Petróleos, Obras Públicas, Energia/Águas e Comércio.

Para a discussão dos temas, os peritos foram divididos em dois grupos de trabalho, subdivididos cada em mais dois. O primeiro grupo está a analisar a cooperação económica, técnico-científica e comercial. Já o segundo está a ocupar-se dos aspectos jurídico institucional.
A I sessão da Comissão Intergovernamental Angolano/Rússia para a Cooperação Económica, Técnico-Científica e Comercial aconteceu em Novembro de 2005 na capital russa, a cidade de Moscovo.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.