InicioCulturaJosé Eduardo Agualusa: "Gostava de escrever um romance sobre Savimbi".

José Eduardo Agualusa: “Gostava de escrever um romance sobre Savimbi”.

O escritor angolano José Eduardo Agualusa disse que gostaria de escrever um romance sobre o líder histórico da UNITA, Jonas Savimbi.

Savimbi “é fascinante enquanto figura literária”, disse Agualusa, respondendo aos ouvintes da Voz da América, durante o programa Angola Fala Só.

No mês do 10º aniversário da morte de Jonas Savimbi, José Eduardo Agualusa destacou a natureza “contraditória” do fundador da UNITA, por um lado “inteligente” e “carismático” e por outro “destrutivo” e “monstruoso”.

Disse que Angola deve “levar os livros aos leitores” para promover a cultura, descreveu-se como um escritor político e insistiu que a poesia de Agostinho Neto “não é poesia de qualidade” sob um ponto de vista estritamente literário.

Considerou negativa a concentração de poder na presidência, consentida pelo regime constitucional angolano, porque “assim é difícil haver mudança e democracia verdadeira”.

Pensa que a controvérsia em torno de Suzana Inglês é negativa por causar “descrédito” ao porocesso eleitoral. O escritor salientou que o governo devia ter priveligiado a via do diálogo em vez de impôr aquela figura como presidente da Comissão Nacional de Eleições.

Fonte: VOA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.