InicioDesportoZâmbia e Costa do Marfim farão a final da CAN 2012

Zâmbia e Costa do Marfim farão a final da CAN 2012

A seleção da Zâmbia criou a grande supresa da Copa Africana de Nações ao eliminar a favorita Gana com uma vitória por 1 a 0 e se classificar para a final da competição. Sua adversária será a Costa do Marfim que, sem surpresa, garantiu a vaga ao vencer o Mali por 1 a 0 com gol de Gervinho. Os marfinenses são os grande favoritos para erguer o troféu mais prestigioso do continente africano.

Com a derrota, Gana perde a chance de se vingar da final de 1992, quando perdeu para a Costa do Marfim. Um dos responsáveis pela eliminação contra a Zâmbia foi o atacante Gyan Asaoah que perdeu um pênalti logo aos 7 minutos de partida. Gana e Mali vão disputar o terceiro lugar da Copa no sábado.

A viagem da seleção da Zâmbia a Libreville para a disputa da final será marcada por muita emoção. Foi na capital gabonesa que desapareceu uma geração inteira de jogadores (18) devido a um acidente aéreo que deixou no total 30 mortos.

O acidente com o voo que deveria levar a equipe ao Senegal foi provocado por problemas de manutenção da aeronave associada a um erro de pilotagem. O atual presidente doa Federação de Futebol, Kalusha Bwalya, sobreviveu à tragédia porque iria se juntar ao grupo através de um voo vindo da Europa. Ele vai estar na tribuna do estádio no próximo domingo.

A final de domingo será um das últimas oportunidades para o atacante Didier Drogba conquistar um título com a equipe nacional. A Costa do Marfim chegou à final da CAN em 2006, mas perdeu a competição nos pênaltis para o Egito. Drogba foi um dos que perderam um dos pênaltis.

Após a vitória dos “Elefantes” contra o Mali, milhares de moradores saíram às ruas de Abdijan e de outras principais cidades do país para comemorar a passagem para a final. Os marfinenses estão confiantes de que a seleção vai confirmar o favoritismo e conquistar o segundo título de campeão africano.

Fonte: RFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.