InicioMundoUSA: Santorum vence primárias republicanas em três estados

USA: Santorum vence primárias republicanas em três estados

Mitt Romney era o favorito, mas foi outro pré-candidato do Partido Republicano, o ultraconservador Rick Santorum, de 53 anos, que roubou a cena ao vencer as primárias realizadas nesta terça-feira em três estados americanos. O ex-senador da Pensilvânia ganhou os cáucuses (assembleias populares) de Minnesota e do Colorado e as primárias do Missouri, adquirindo novo fôlego para sua campanha.

Os resultados mostram que o Partido Republicano tem ainda um longo caminho para escolher o adversário de Barack Obama nas eleições presidenciais de 6 de novembro. Foi a melhor noite do ano para o pré-candidato Rick Santorum. Ele ganhou o cáucus de Minnesota com 45% dos votos. Em segundo lugar veio Ron Paul, com 27%. Mitt Romney, o líder até agora com três vitórias nas prévias, apareceu apenas em terceiro lugar, com 17%. Newt Gingrich ficou em último lugar, com 11% dos votos.

No cáucus de Colorado, Santorum surpreendeu e venceu com 40% dos votos. Romney, que contava com uma vitória no estado, teve 35% de apoio. Gingrich ficou com 13% e Paul, com 12%.

Santorum também foi o vencedor das primárias simbólicas de Missouri, com 55% dos votos. Romney levou 25% e Paul ficou com 12%. Gingrich nem chegou a competir no estado.

Santorum já havia previsto que as votações desta terça-feira poderiam “mudar a direção da corrida”. Mesmo sem somar novos delegados a sua lista, o resultado surpreendente dá um estímulo importante para a campanha do candidato, pois pode resultar em novas doações e apoio dos republicanos mais conservadores – como os evangélicos e membros do Tea Party.

As vitórias nos três estados com um grande número de republicanos ultraconservadores comprovam que este eleitorado vem buscando uma alternativa a Romney – de acordo com seus rivais, ele é um “moderado de Massachusetts” com ideias parecidas com as do presidente Barack Obama. Santorum e Gingrich vêm disputando os votos desses eleitores.

“O conservadorismo está vivo e bem”, disse Santorum, satisfeito depois de receber os resultados das prévias. “Eu não estou aqui pedindo para ser uma alternativa conservadora a Mitt Romney. Eu estou aqui para ser uma alternativa conservadora ao presidente Barack Obama”, declarou.

Gingrich, que até então era o principal rival de Romney, não investiu tanto tempo e dinheiro nas prévias desta terça-feira. O ex-presidente da Câmara dos Representantes aproveitou para focar suas atenções nas prévias de março, em especial de Ohio, estado rico em delegados.

Os três estados poderão eventualmente somar 128 delegados, mas eles só serão determinados nos próximos meses. Nas primárias de Missouri, denominadas de “concurso de beleza”, os votos são apenas simbólicos. Os cáucuses de Minnesota e Colorado não foram obrigatórios, e portanto, os delegados só serão indicados durante a primavera.

A corrida entra agora num período morno. Depois do cáucus de Maine, que termina no sábado, os candidatos só voltam a se enfrentar no dia 28 de fevereiro nas primárias do Arizona e de Michigan.

Fonte: RFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.