- Publicidade-
InicioEconomiaRisco de bancarrota baixa para 64,8%

Risco de bancarrota baixa para 64,8%

Apesar da situação grega continuar sem uma resolução, mesmo depois de ultrapassada a hora alegadamente fixada a Atenas para um limite nas negociações com a troika e com os credores privados da dívida, a tendência dominante no mercado secundário da dívida soberana e no mercado de credit default swaps (seguros contra o risco de incumprimento) é de descida nos “periféricos” da zona euro ao final da manhã, com exceção da Grécia (no risco de default, que subiu para 86,39%) e de Portugal (nas yields das obrigações do Tesouro na maioria dos prazos), segundo dados da Bloomberg e da CMA DataVision.

A probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa continuou a tendência de descida que se verifica desde terça-feira da semana passada, depois dos máximos atingidos na segunda-feira. O risco da dívida portuguesa num horizonte de cinco anos é de 64,83%, depois de ter fechado na passada sexta-feira em 65,14% e de ter atingido 73,32% na segunda-feira dia 30 de janeiro, segundo dados da CMA DataVision.

Juros e prémio de risco em alta

Esta descida não se observou, durante a manhã, nas yields (juros) das obrigações do Tesouro português (OT), que, à exceção do prazo a 3 anos, estiveram em alta toda a manhã, segundo dados da Bloomberg.

Ao final da manhã, os juros das OT a 10 anos subiram para 13,47%, os das OT a 2 anos para 16,14%, os das OT a 5 anos para 17,61% e os das OT a 6 anos para 17,53%. Apenas, os juros das OT a 3 anos desceram para 17,79%.

O prémio de risco (spread) da dívida portuguesa em relação à alemã (que serve de referência e é a mais procurada pelos investidores na zona euro, considerada como segura) subiu durante esta manhã para 11,58 pontos percentuais.

Fonte: Expresso

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.