InicioEconomiaPortugal: Ganho de 20% do BCP ajuda bolsa de Lisboa a fechar...

Portugal: Ganho de 20% do BCP ajuda bolsa de Lisboa a fechar em forte alta

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI 20, fechou a ganhar quase 2%, num dia de evolução mista nas restantes praças europeias. O ganho da praça portuguesa ficou em boa parte dever-se à subida do sector bancário, com destaque para o BCP, que valorizou 20,55%.

Os ganhos dos restantes bancos cotados na bolsa nacional também foram expressivos: O BES valorizou 9,48%, o BPI ganhou 8,45% e o Banif subiu 8,05%.

A subida da banca portuguesas acontece numa dia em que o sector europeu fechou com ganhos ou perdas moderadas, o que torna mais difícil de explicar a forte valorização dos títulos portugueses. As bolsas europeias fecharam com tendência mista, com Frankfurt e Londres a encerrar em Ligeira queda e os restantes índices a apresentar ganhos modestos, abaixo de um quarto percentual.

O fecho de posições curtas (venda de acções que o investidor não tinha em carteira) pode ajudar a explicar a forte subida das acções do BCP, Banco que ainda há poucos dias apresentou um prejuízo de mais de 700 milhões de euros. O cenário para o sector bancário nacional não é positivo, dada a retracção da economia portuguesa, pelo que o único elemento a poder criar algum entusiasmo é a mudança nos órgãos sociais, com a entrada de Nuno Amado para a presidência do banco.

A subida das acções do BCP foi acompanhada de forte liquidez, 314 milhões de títulos, que fecharam a valer 18 cêntimos.

Fonte: Publico

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.