InicioAngolaRegiõesSeca causa morte de focas na Lagoa da Kilunda em Luanda

Seca causa morte de focas na Lagoa da Kilunda em Luanda

Doze focas morreram na Lagoa da Kilunda, comuna da Funda, município de Cacuaco, em Luanda, informou hoje, segunda-feira, à Angop o coordenador do bairro Mukulo, José Paulo.

Segundo a fonte, há eminência de seca da referida lagoa, devido a uma interrupção, desde Outubro último, na entrada do curso normal da água do Rio Bengo.

Acrescentou ainda que a preocupação é do conhecimento das autoridades do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e da Administração Municipal de Cacuaco e já fizeram o levantamento das necessidades para solução do problema.

Neste momento, informou, os equipamentos estão a ser concentrados na comuna do Cabiri, na localidade da Foto-Sakala, onde vai ser aberto o dique que interrompe a entrada da água para a lagoa construída por um agricultor.

Alguns pescadores manifestaram-se preocupados com a seca da lagoa, onde faziam a pesca.

Por outro lado, fonte ligada ao sector da Saúde disse à Angop que a água referida da lagoa está abaixo dos 15 metros habituais de profundidade, turva e com fortes possibilidades de contágio das pessoas que nela tomam banho.

Com uma superfície estimada de 25 quilómetros quadrados, a Lagoa da Kilunda serve de actividade piscatória de cerca de 125 pescadores associados a pesca continental, bem como serve de rega dos campos agrícolas situados ao redor da mesma.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.