InicioMundoFrança: Greve aéroportuaria perturba aeroportos franceses até quinta-feira

França: Greve aéroportuaria perturba aeroportos franceses até quinta-feira

Uma greve no setor aéreo francês, envolvendo pilotos, comissários e pessoal que trabalha em terra, perturba o tráfego aéreo na manhã desta segunda-feira, no aeroporto internacional Charles de Gaulle-Roissy, na região parisiense. Os aeroviários protestam contra um projeto de lei que quer obrigar os trabalhadores do setor a se declarar grevistas no mínimo 48 horas antes do início da paralisação.

Neste início de paralisação, situação é incerta sobre a adesão ao movimento. A companhia Air France, responsável por 50% do tráfego aéreo na França, assegura que deseja manter no mínimo 80% do serviço de curtos e médios percursos e 85% dos intercontinentais. Mas do outro lado, os sindicatos de pilotos declaram que a previsão é “otimista demais”, e alertam para “o grave risco de sérias perturbações” no funcionamento dos aeroportos de hoje até quinta-feira, data prevista para o final da greve.

No maior aeroporto do país, em Roissy, na periferia de Paris, os primeiros voos desta manhã partiram sem percalços.  Air France mantém os horários de seus voos para São Paulo e Rio de Janeiro. As companhias aconselham os passageiros a verificar por telefone ou internet a situação de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto. Apenas no Charles de Gaulle, são esperados 120 mil passageiros com passagens marcadas para hoje.

O descontentamento dos aeroviários começou em 2007, quando o governo francês impôs aos trabalhadores de diversos setores de transportes a obrigação de declarar a adesão a uma paralisação, com 48 horas de antecedência. No dia 15, o Senado francês vai votar um projeto de lei para que essa regra seja formalizada, porém os sindicatos de pilotos, comissários, mecânicos e bagagistas veem na proposta uma afronta ao direito de greve. Eles também protestam contra a imposição do serviço mínimo durante as mobilizações sociais.

Fonte: RFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.