- Publicidade-

Filé mignon

O Filé mignon é um tipo de corte da carne bovina podendo ter também outro tipo de carne junto, o cordão do filé mignon. Localizada na parte traseira do animal, representa, aproximadamente, 2,95 por cento da carcaça. É o corte mais macio da carne bovina e quase não contém gordura.
A carne vermelha é um alimento rico em nutrientes, com substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento humano. É o alimento que contém maior quantidade de ferro, importante para a prevenção da anemia, principalmente nos grupos de risco: crianças, grávidas e idosos em geral.
Além disso, é fundamental na formação da hemoglobina e é fonte de proteínas, essencial para o crescimento de músculos, órgãos e todos os tecidos. E fornece zinco, mineral com grande importância para o bom funcionamento do metabolismo de proteínas, hidrocarbonetos, lípidos e ácidos nucléicos.
Os produtos de origem animal apresentam todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis do complexo B. O mérito da carne bovina, como fonte de vitaminas, é a alta concentração e disponibilidade de vitaminas do complexo B, em especial a B12. A deficiência dessa vitamina na dieta apresenta como primeiros sintomas anemia megaloblástica e mudanças no sistema nervoso (dificuldade de locomoção e expressão) que, se não socorridas a tempo, podem resultar em deterioração mental e paralisia. Além de conter inúmeros nutrientes e possuir um alto valor nutricional, a carne vermelha auxilia na recuperação muscular. Por ser composta por proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais, é uma óptima opção de alimento para os praticantes de actividade física. Após o treino, uma refeição composta por hidrocarbonetos (massa, arroz, batata), salada e um bife de carne é uma óptima ideia. Juntamente com os hidrocarbonetos, auxilia na recuperação e crescimento muscular, e, portanto, pode fazer parte do cardápio daquele que pretende melhorar o desempenho na corrida.

Comer alimentos difíceis


Alcachofra
Se vier inteira, acompanhada de molho vinagrete, é desfolhada com as mãos. À mesa, costuma servir-se somente o coração da alcachofra.

Alface
Não é cortada com a faca. Devemos sempre escolher o miolo para servirmos à mesa.

Caviar
Quando servido como canapé, come-se com os dedos. Quando servido como entrada, é apresentado sobre blocos de gelo e acompanhado de torradas. Pegamos na torrada e colocamos um pouco na sua extremidade para saborearmos com sobriedade e prazer.

Consomé
Se houver pedacinhos de torradas, come-se com a colher e depois leva-se a xícara de consomé aos lábios para beber o líquido.
Coqueteil de camarão. Servido em recipiente próprio, com lugar para gelo moído na parte inferior. Come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados, se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocados dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.

Caracóis
São servidos em pratos especiais, com cavidade para cada unidade. Devem ser segurados por uma pinça própria na mão esquerda e com um garfo próprio na mão direita retira-se o conteúdo para comê-lo. Macarrão e massas em geral deve-se comer só com o garfo. No caso do esparguete, usa-se uma colher para ajudar a enrolar o macarrão no garfo.

Frutas
Abacate deve ser servido à mesa como creme. Abacaxi descascado e cortado em rodelas, come -se com garfo e faca de sobremesa Cerejas devem segurar-se pelo pé, comê-las e o caroço é colocado no prato de sobremesa. Ameixa come-se com a mão, depositando o caroço no prato de sobremesa. Laranja é descascada, come -se com garfo e faca de sobremesa. Mamão deve ser descascado, fatiado ou picado em forma de cubos, come -se com garfo de sobremesa. Quando com casca, come-se com colher de sobremesa. Manga a melhor maneira é cortada em cubos. Come -se com garfo e faca de sobremesa.

Fonte: Jornal de Angola

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.