InicioMundoTimor-Leste: Vice-primeiro-ministro é candidato as presidenciais

Timor-Leste: Vice-primeiro-ministro é candidato as presidenciais

O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, José Luís Guterres, entregou ontem no Supremo Tribunal de Recurso a sua candidatura às eleições presidenciais de 17 de Março.
“Apresentámos hoje no Supremo Tribunal de Recurso a lista de apoio à minha candidatura à Presidência da República”, disse à agência Lusa José Luís Guterres.  O vice-primeiro-ministro acrescentou que a sua candidatura é apoiada pela Frente Mudança, formação partidária da qual é fundador, e que conseguiu obter 12.222 assinaturas.
As candidaturas às eleições presidenciais podem ser apresentadas até ao dia 6 de Fevereiro. A lei diz que têm de apresentar num prazo de 20 dias a contar da data da publicação no Jornal da República do decreto presidencial que fixa a data das eleições. Isso quer dizer que esse prazo começou no dia 16 de Janeiro e termina no dia 5 de Fevereiro, mas como o dia 5 de Fevereiro é um domingo, as candidaturas podem ser entregues até segunda-feira, dia 6.
De acordo o presidente do Supremo Tribunal de Recurso, juiz Cláudio Ximenes, “no termo do prazo para apresentação das candidaturas, o Tribunal tem mais dez dias, pelo menos, para decidir e publicar quais são as candidaturas que são efectivamente recebidas e consideradas válidas”. Além de José Luís Guterres, para as eleições presidenciais de Timor-Leste, as terceiras que ocorrem no país, anunciaram já publicamente a sua candidatura Taur Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas, o presidente do Parlamento, Fernando Lasama de Araújo, apoiado pelo Partido Democrático (PD), Manuel Tilman, deputado, apoiado pelo partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha), Francisco Guterres Lu Olo, apoiado pela Fretilin, e o antigo ministro do Interior Rogério Lobato.
O actual Presidente, José Ramos-Horta, anunciou que é novamente candidato à Presidência da República de Timor-Leste, mas disse que não vai fazer campanha.

Fonte: Jornal de Angola

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.